31 de janeiro de 2008

Washington Post

Se você é jornalista e trabalha em veículo impresso ou online, pode concorrer a uma bolsa para ficar duas semanas no The Washington Post. O jornal e o Woodrow Wilson Center vão selecionar cinco profissionais do Brasil, México, Colômbia e El Salvador, cobrindo todas as despesas.

Os candidatos devem ter domínio do inglês, pelo menos quatro anos de experiência na profissão e apresentar uma proposta de trabalho para desenvolver durante as duas semanas em Washington, além de outras exigências que você pode conferir neste link. O prazo é 31 de março.

(Marcia Benetti)

Jovens e tecnologia

Está aberta a chamada de artigos para edição especial do “Journal of Computer-Mediated Communication”, prevista para abril de 2009. A edição terá como tema “Young People, Mediated Discourse and Communication Technologies”. Os abstracts com 500 a 750 palavras devem ser enviados até 01 de junho para o editor, Crispin Thurlow, da Universidade de Washington. Veja temas e regras aqui.

(Marcia Benetti)

Revista NAU

Está disponível, no Portal do Revcom, o primeiro número da “Nau”, Revista do Núcleo de Pesquisa em Comunicação Audiovisual da Intercom. O sumário você pode conferir aqui, e os textos completos podem ser baixados em pdf.

(Marcia Benetti)

23 de janeiro de 2008

Linguagens do Jornalismo Científico

O Núcleo de Pesquisa em Linguagens do Jornalismo Científico da UFSC também está no universo blogueiro. Com coordenação de Tattiana Teixeira, o blog do NUPEJOC pode ser acessado aqui.
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(Reges Schwaab)

9 de janeiro de 2008

Castells: "El poder tiene miedo de Internet"



No último domingo (06/01), Manuel Castells concedeu entrevista ao ElPaís.com sobre o lançamento de seu novo livro “Mujeres y hombres, ¿un amor imposible?” (em co-autoria com Marina Subirats e editado na Espanha pela Alianza Editorial). Na conversa, o sociólogo espanhol enfatiza que a Internet é uma ferramente de liberdade e autonomia e que o único que pode ter “medo” da revolução digital é o poder: “cuando el poder siempre ha estado basado en el control de las personas, mediante el de información y comunicación. Pero esto se acaba. Porque Internet no se puede controlar“.

"Cuanto más autónoma es una persona, más utiliza Internet. En nuestro trabajo hemos definido seis dimensiones de autonomía, y hemos comprobado que cuando una persona tiene un fuerte proyecto de autonomía, en cualquiera de esas dimensiones, utiliza Internet con mucha más frecuencia e intensidad. Y el uso de Internet refuerza a la vez su autonomía. Pero, claro, cuanto más controla una persona su vida, menos se fía de las instituciones”, diz Castells.

(Laura Storch)

Jornalismo Digital de Terceira Geração






O Laboratório de Comunicação e Conteúdos On-line da Universidade da Beira Interior mantém o projeto Livros LABCOM, uma biblioteca digital que disponibiliza todas as publicações do laboratório na Rede, em PDF.

Entre eles está “Jornalismo Digital de Terceira Geração“, com organização da Profa. Suzana Barbosa. O livro reúne os artigos apresentados durante as “Jornadas Jornalismo On-line.2005: Aspectos e Tendências”, realizadas no mês de Novembro na Universidade da Beira Interior (Portugal). Além dos artigos dos seis participantes das Jornadas (Anabela Gradim, António Fidalgo, Concha Edo, Jim Hall, João Canavilhas e Suzana Barbosa), o livro agrega mais duas importantes contribuições produzidas pelos autores brasileiros Elias Machado, Marcos Palacios e Paulo Munhoz.

Para baixar a versão em pdf, clique AQUI!

(Laura Storch)

8 de janeiro de 2008

Simpósio Internacional sobre AD


A UFMG promove, de 1º a 4 de abril, o III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso. "Emoções, o Ethos e a Argumentação" é o tema central, justificado nos aspectos novos da AD e no incentivo à discussões sobre a evolução dos estudos, promovendo um balanço do desenvolvimento da Análise do Discurso no Brasil e no mundo.
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Conferencistas: O Simpósio contará com mais de 30 conferencistas, representantes de correntes diversas da AD. Entre os brasileiros, professores da UFMG, PUC/MG, UFRJ, UFF, USP, UnB, UFU, UFSJ, UFOP, UFV, além de nomes de várias universidades estrangeiras como Paris 13, Paris 12, Paris III, Université de Lyon, École des Hautes Études en Sciences Sociales, Université de Tel Aviv, Université de Genève, Université de Lausanne. Na lista dos estrangeiros, Patrick Charaudeau e Dominique Maingueneau.
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Submissão de Trabalhos: sob a forma de Seminários Temáticos, Comunicações Individuais e Pôsters, com contribuições efetivas à reflexão sobre os objetos da Análise do Discurso. Prazo: 31 de janeiro de 2008.
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(Reges Schwaab)

Prêmio para pesquisas sobre televisão

Abertas as inscrições para a primeira edição do Prêmio IETV de Pesquisa sobre Televisão. Podem participar autores de trabalhos de graduação e pós-graduação produzidos entre 2006 e 2007. Essa primeira edição tem como tema "O desafio da construção de conteúdo original para a televisão digital"e o objetivo é estreitar as relações entre mercado e meio acadêmico.
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São três categorias de premiação:
- Tese de Doutorado: R$ 4.000,00
- Dissertação de Mestrado: R$ 2.000,00
- Monografia de Conclusão de Curso: R$ 1.000,00
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Inscrições até 20 de março de 2008. Mais no site.
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(Reges Schwaab)

4 de janeiro de 2008

Vale Resgatar




O jornalista norte-americano Mark Briggs, em uma parceria com o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas, disponibilizou na Rede seu livro "Jornalismo 2.0 - Como sobreviver e prosperar".

3 de janeiro de 2008

Europa

A Comissão Européia elaborou dois relatórios interessantes em dezembro: “European Research in the Media: the researcher’s point of view” e “European Research in the Media: what do media professionals think?”. Ambos estão em PDF.

Dica do António Granado, do blog Ponto Media.

(Marcia Benetti)

MATRIZes

Está aberta a chamada de trabalhos para o segundo número da revista MATRIZes, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da USP, com lançamento previsto para abril. O prazo para envio é 25 de fevereiro.

A revista recebe trabalhos inéditos para as seções “Em Pauta” (análise crítica de produtos, processos e fenômenos comunicacionais) e “Media Literacy” (formulações e conceitualizações sobre o fazer comunicacional em suas mediações na dinâmica sócio-cultural).

Os textos devem ter esta formatação básica:
- 35.000 caracteres em fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5;
- título do artigo seguido do(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es);
- resumo em português e inglês, cada um com 300 caracteres, em corpo 10, espaçamento simples, acompanhados de até cinco palavras-chave;
- biografia acadêmica com vínculos institucionais, no máximo cinco linhas em corpo 10, no final do texto, seguida de endereço eletrônico do autor.

Mais informações sobre as normas estão disponíveis aqui. Os textos devem ser enviados para o e-mail matrizes@usp.br

(Marcia Benetti)