30 de março de 2008

Ciberjornalismo em debate

O ciberjornalismo é o tema central do I Colóquio Ibero-americano de Professores de Jornalismo, marcado para o dia 20 de abril, 18h, na Universidade Mackenzie, em São paulo. Está confirmada a participação de Ramón Salaverría, da Universidade de Navarra, pesquisador em diversos projetos espanhóis e europeus sobre o impacto da internet nos meios de comunicação.
O Colóquio integra o XI Encontro Nacional de Professores de Jornalismo.
Mais sobre o eventos aqui.
.
(Reges Schwaab)
.

10 de março de 2008

Comunicação e Sociedade (UM)

A revista portuguesa Comunicação e Sociedade, da Universidade do Minho, está disponível online pelo portal REVCOM. É uma ótima notícia, que vem ampliar o acesso a seus artigos e reitera a importância do portal.

(Marcia Benetti)

Blogs e redes sociais

Com atraso, mas saudando a pesquisadora Raquel Recuero pela excelente iniciativa, aqui vão os links das listagens que ela organizou com artigos publicados sobre blogs e artigos publicados sobre redes sociais. Estas listagens estão em permanente atualização e, por sua importância, ganham links no blogroll ao lado.

(Marcia Benetti)

Cobertura na Espanha

Veja esta interessante análise do jornalista Sergio Pérez Conde, em sua página “Desde mi blog”, sobre a cobertura midiática das eleições na Espanha.

(Marcia Benetti)

Perspectivas luso-brasileiras do Jornalismo


Vai ser lançado na próxima semana o livro "Jornalismo: História, Teoria e Metodologia da Pesquisa - Perspectivas Luso-Brasileiras". Organizada por Jorge Pedro Sousa, a obra reúne artigos de pesquisadores brasileiros e portugueses e é uma publicação da Edições UFP, da Universidade Fernando Pessoa, de Porto, Portugal.
.
Confira a listagem dos textos incluídos. .
  • O jornalismo como forma de conhecimento: Uma abordagem qualitativa - Eduardo Meditsch.
  • Uma história breve do jornalismo no Ocidente - Jorge Pedro Sousa.
  • Uma história do jornalismo em Portugal até ao 25 de Abril de 1974 - Jorge Pedro Sousa.
  • Uma história do jornalismo em Portugal: o pós-25 de Abril - João Carlos Correia.
  • Jornalismo no Brasil: Dois séculos de história - Marialva Barbosa.
  • Pesquisa e reflexão sobre jornalismo: Até 1950... e depois - Jorge Pedro Sousa.
  • A teoria do jornalismo no Brasil - após 1950 - Felipe Pena.
  • A teorização do jornalismo no Brasil: Das origens à actualidade - José Marques de Melo.
  • A teorização do jornalismo em Portugal até 1974 - Jorge Pedro Sousa, Nair Silva, Gabriel Silva, Carlos Duarte.
  • Os estudos jornalísticos em Portugal: 30 anos de história - João Carlos Correia.
  • Métodos de pesquisa em jornalismo -Antônio Hohlfeldt e Aline Strelow.
Pode ser adquirido aqui (preço médio 14,50 euros).
.
(Reges Schwaab)
.

6 de março de 2008

Nova revista

No ar o primeiro número da revista Rumores. A publicação on-line, editada pelo Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas, da ECA-USP, é dedicada a temas da comunicação, mídias e linguagem.
A chamada para textos do segundo número já está aberta e o prazo de envio dos artigos é 30 de março. As normas estão no site.
.
(Reges Schwaab)
.

Chamada para artigos II

A Revista Em Questão, periódico científico da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS, está recebendo artigos para a edição 2008-1. Prazo se estende até 31 de março. A ênfase desse número é "Teorias da comunicação e da informação: intersecções e fronteiras; autores, objetos, perspectivas, práticas interdisciplinares".

A revista aceita artigos com outras temáticas afins e textos com estrutura multimídia (inclusão de áudio e vídeo). Submissão e orientações aqui.
.
(Reges Schwaab)
.

Chamada para artigos I

A revista Estudos em Jornalismo e Mídia, publicação do Mestrado em Jornalismo da UFSC, recebe artigos e resenhas para o número deste semestre até o dia 30 de março. A edição tem como núcleo temático "Informação jornalística, entretenimento e espetacularização".
.
Os textos para a Revista Estudos em Jornalismo e Mídia devem ser encaminhados para o e-mail posjor@cce.ufsc.br, com cópia de segurança para a editora responsável, Gislene Silva (gislenedasilva@gmail.com).
.
Mais sobre a Revista aqui e aqui.
.
(Reges Schwaab)
.