9 de julho de 2008

SBPJor: envio de trabalhos até 31.07

Foi prorrogado o prazo de submissão de trabalhos para o 6º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. O envio de artigos, até 31 de julho de 2008, deve ser feito neste endereço.
São aceitas Comunicações Individuais (que podem ter co-autoria) e Comunicações Coordenadas. As regras estão disponíveis neste link.
O 6º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (6º SBPJor), a se realizar nos dias 19 a 21 de novembro de 2008, na Universidade Metodista de São Paulo, terá como tema “A construção do campo do jornalismo no Brasil".
.
(Reges Schwaab)

5 de julho de 2008

Trabalhos completos do V SOPCOM

Estão disponíveis neste endereço os textos completos apresentados no V Congresso da SOPCOM, que ocorreu em setembro do ano passado na Universidade do Minho, em Portugal.

Valiosa dica do blog Jornalismo e Comunicação.

(Marcia Benetti)

3 de julho de 2008

Lançamento: Indústria de Notícias


Uma tendência ao declínio da notícia de interesse público em favor de matérias de prestação de serviços e de entretenimento é a hipótese sustentada por Virginia Fonseca em Indústria de Notícias: capitalismo e novas tecnologias no jornalismo contemporâneo. Concebido originalmente como tese de doutorado, defendida junto ao Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da UFRGS, a pesquisa foi orientada por Sérgio Capparelli.
Virgínia Fonseca recebeu o Prêmio CAPES de Tese como vencedora, em âmbito nacional, da área de Ciências Sociais Aplicadas I, conferido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Docente (CAPES) do Ministério da Educação.
Segundo a autora, a subordinação do jornalismo ao gosto da audiência aprofunda o caráter de mercadoria das notícias e dos jornais e, conseqüentemente, reduz a função social da atividade jornalística.
*Informações da Editora da Ufrgs
.
(Reges Schwaab)