27 de janeiro de 2009

Luz dos olhos



Como fotógrafo, Henri Cartier-Bresson (1908-2004) teve, sobretudo, o desejo de captar “o instante decisivo”. Se o século XX foi o século da imagem, algumas das melhores foram captadas por ele. Artífice daquela fração de segundo exata em que se pode eternizar o espírito de uma cena, buscou sempre o máximo de expressividade no menor fragmento de tempo. É com este viés que o olhar de Cartier-Bresson chegará aos leitores da biografia Cartier-Bresson: o olhar do século. O livro é resultado de várias conversas entre o jornalista francês Pierre Assouline e o fotógrafo, ao longo de cinco anos. Bresson, mesmo contrário aos relatos biográficos, autorizou Assouline a traçar o texto definitivo de sua trajetória.

O que Assouline propõe? Desvendar o homem que captou a emoção e a magnitude de alguns dos mais significativos momentos da história, todos pelas lentes da inseparável câmera alemã Leica e que definiu um “antes e depois” nos rumos do fotojornalismo. Entre os temas do livro, a devoção à pintura; a viagem à África, local das primeiras fotos; a decisão de se tornar fotógrafo; a descoberta, na revista Photographies, da imagem que mudou sua vida; o encontro com a máquina Leica; a vida de repórter fotográfico ao redor do mundo. Em resumo, os leitores entrarão em contato com histórias de um homem que transformou a história da imagem e do jornalismo, tornando-se o mais importante fotógrafo de sua época. Para muitos, Cartier-Bresson elevou o fotógrafo ao posto de autor, que assina e assume uma visão.

Saiba mais

Leia um trecho

(Reges Schwaab)

Teoria e crítica do discurso noticioso



João Carlos Correia
, da Universidade Beira Interior, acaba de lançar "Teoria e Crítica do Discurso Noticioso: Notas sobre Jornalismo e Representações Sociais". No livro, o autor propõe um diálogo entre conceitos sociofenomenólógicos e a Análise Crítica do Discurso, aplicadas ao campo do texto jornalístico.

O trabalho é resultado do seu pós-doutorado na Universidad Pompeu Fabra, em Barcelona.

O livro pode ser baixado no site do projeto Livros Labcom, que disponibiliza em PDF todos os livros publicados pela Editora LabCom.

(Reges Schwaab)

14 de janeiro de 2009

As 5W e o futuro do Jornalismo

WHEN,WHO,WHERE,WHAT & WHY. A partir destas clássicas perguntas, estudantes do quarto ano da Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra propõe um debate sobre o futuro do Jornalismo. Em 32 páginas, a revista Puntoyseguido mostra, além de uma cuidadosa produção visual, um trabalho intenso que delineia o que pensam cidadãos acerca dos jornalistas, o que querem os profissionais dos meios de informação e como pode ser o futuro do periodismo. A seguir, mais sobre os temas abordados. Tenha acesso ao material clicando aqui ou na figura.





Puntoyseguido
Construimos el periodismo del mañana con las 5W de ayer

WHEN - Un punto de inflexión para reflexionar sobre el futuro

WHO - El periodismo visto por el público y por los propios periodistas

HOW - Las aptitudes enolucionan al ritmo que marcan los medios

WHERE - Las tecnologias condicionan la elaboración de las informaciones

WHAT & WHY - Los temas de siempre basados en los motivos de siempre

(Reges Schwaab)

12 de janeiro de 2009

As capas de hoje

O que é primeira página em alguns dos principais jornais da América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e Oriente Médio? É o que mostra o site do Newseum World´s Most Interactive Museum. Em um click, ele indica os jornais disponíveis para acesso em cada continente e, com o cursor sobre as marcações no mapa, mostra a primeira página do jornal e o lugar de procedência. Além da capa, o site oferece opções de impressão e de formato pdf das capas, além de direcionar o visitante para navegação pelo conteúdo do jornal escolhido. Acesse por aqui.



(Reges Schwaab)

UOL Pesquisa: chamada de projetos

Está aberta a fase de submissão de projetos para a edição 2009 do UOL Bolsa Pesquisa. Detalhes podem ser conferidos no site.

As datas do edital são:
Prazo para submissão de projetos: 15 de fevereiro de 2009, às 23:59 (horário de Brasília)
Divulgação dos resultados: 9 de março de 2009. Para os projetos aprovados, o UOL solicitará cópia física dos documentos digitalizados apresentados durante o processo seletivo para fins de conferência.
Início da bolsa: 16 de março de 2009.

O UOL Pesquisa tem grande interesse em projetos interdisciplinares. As áreas prioritárárias são computação, comunicação, economia, jornalismo, direito e sociologia - todas com ênfase em Internet ou relacionadas à Internet. Projetos de pesquisa de outras áreas temáticas mas que sejam relacionadas à Internet também podem participar do UOL Bolsa Pesquisa.

(Reges Schwaab)