22 de outubro de 2009

Revista Intexto 2009/2

A Revista Intexto, publicação do PPGCOM/UFRGS, recebe artigos para a edição 2009/2 até 30 de outubro. Para acessar mais informações, clique neste link.

No primeiro número de 2009, quatro dos nove artigos presentes são sobre temas do campo jornalístico. Abordam questões como acontecimento, telejornalismo e ciência, mídia impressa e discurso.

(Reges Schwaab)

21 de outubro de 2009

Chamada de trabalhos: IAMCR 2010


O Congresso da Associação Internacional de Pesquisa em Mídia e Comunicação – IAMCR 2010, que será realizado em Braga (Portugal), entre 18 e 22 de julho de 2010, abriu sua chamada de trabalhos. O prazo é 31 de janeiro. O Congresso terá 15 sessões temáticas, 14 grupos de trabalho e 2 grupos de temas emergentes. "Comunicação e cidadania" é o enfoque central da programação do evento.
Os resumos poderão ser enviados em inglês, francês ou espanhol. Os detalhes estão na página do IAMCR 2010.

(Reges Schwaab)

19 de outubro de 2009

Seminário de Estudos em Análise do Discurso

Já foi divulgada a programação da quarta edição do Seminário de Estudos em Análise do Discurso, o SEAD, promovido pelo Instituto de Letras da UFRGS. O evento, de 10 a 13 de novembro, parte do tema Memória e História na/da Análise do Discurso (1969-2009). Entre os trabalhos selecionados há comunicações que têm como objeto de análise produtos jornalísticos. A programação oferece discussões sobre importantes conceitos para pesquisadores que trabalham na interface jornalismo e discurso.

(Reges Schwaab)

14 de outubro de 2009

Estética e conceito no jornalismo cultural

José Faro tem atualizado seu blog com reflexões sobre jornalismo cultural. Vale a pena conferir. O ponto de partida está em uma hipótese de trabalho de que são dois os elementos fundamentais que estruturam a pauta no jornalismo cutlural, as informações e análises de natureza estético-conceitual e aquelas de natureza ético-política. Para Faro, "são dois conjuntos que caminham lado a lado, mas é preciso distinguir a especificidade de cada um deles para que seja possível perceber onde reside o núcleo noticioso daquilo que é publicado em suplementos, revistas, seções e cadernos onde a cultura está presente no jornalismo."

As postagens que iniciaram a discussão estão aqui e aqui.

(Reges Schwaab)

11 de outubro de 2009

Jornalismo Participativo

O Reuters Institute for the Study of Journalism disponibilizou para download o livro Red Kayaks and Hidden Gold: the rise, challenges and value of citizen journalism. O foco do texto, de autoria de Johan Kelly, é o jornalismo participativo.
No mesmo site há outras opções de leitura. Acesse aqui.
Via Sopcom.

(Reges Schwaab)