27 de abril de 2010

Entrevistas do CSSC Encounters

Dois links com entrevistas do CSSC Encounters:

Barbie Zelizer: Journalism and/for social change
Daniel Hallin: Comparing Media Systems

(via Lista da SBPJor)

(Reges Schwaab)

21 de abril de 2010

Simpósio Internacional de Jornalismo Online com transmissão pela internet

Evento é nesta sexta e sábado, 23 e 24.04, em Austin, no Texas. O 11º Simpósio Internacional de Jornalismo Online, co-patrocinado pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, começa na sexta-feira às 10h30, no horário de Brasília (8h30 no horário de Austin). A palestra de abertura, "O futuro da mídia = arte + ciência", será com Steven Kydd, diretor de conteúdo da Demand Media, especializada em tecnologia e mídias sociais.
Estão previstos debates sobre notícias online, internet móvel, sobrevivência dos jornais, jornalismo participativo, jornalismo sem fins lucrativos e experiências internacionais de jornalismo online.


(Reges Schwaab)

20 de abril de 2010

"Teremos que dizer adiós para este El País"

Em entrevista ao caderno Sabático, do Estadão, Juan Luis Cebrián, fundador e primeiro diretor do jornal espanhol El País, vê a internet como uma oportunidade. Apesar do adiós, ele não afirma a morte dos jornais. Segundo ele, “não mais sujaremos os dedos”, mas haverá jornalismo "enquanto houver criadores com paixão suficiente" para traduzir "os desejos e estados de espírito". 
As reflexões do espanhol apontam para a necessidade de reinvenção e a manutenção dos pilares do bom jornalismo, ao mesmo tempo em que defende o valor do ensaio, da escrita com vigor, como mostra a matéria, assinada por Laura Greenhalgh.
Cebrián esteve no Brasil para lançar "O pianista no Bordel" (Ed. Objetiva), reunião de textos sobre "jornalismo, democracia e solavancos tecnológicos". Na obra, repassa a trajetória jornalística, recupera personagens e histórias da Espanha.

Leia a entrevista aqui.
Veja trechos do livro "O pianista de Bordel" publicados pelo Estadão.

(Reges Schwaab)

17 de abril de 2010

Sugestão: Nodo Digital


Nodo Digital, iniciativa da Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano (FNPI) reúne interessados em "aprender, compartir, debatir y experimentar las diversas formas de hacer periodismo en Internet". A comunidade congrega editores, jornalistas, professores, estudantes e organizações civis, pretendendo oferecer discussões relevantes sobre conteúdos e possibilidades nos meios interativos, em seções como Ética, Ferramentas e Recursos, Convergência de Meios, Narração e Reportagem, Blogs e Fóruns de discussão. O projeto tem apoio da Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo. 


(Reges Schwaab)

16 de abril de 2010

Sugestão: Twitter e usos pela mídia


Um site para ajudar a mídia a fazer um melhor uso do Twitter. É o Twitter Media.

(Dica de @granado)

(Reges Schwaab)

Bolsas para trabalhar na redação do The Washington Post

Três semanas de trabalho, conhecendo a rotina de redação, contato com fontes e o funcionamento da capital política dos EUA. Essa é a proposta do programa de Bolsas do The Washington Post e do Centro Woodrow Wilson para jornalistas da América Latina e Caribe. O prazo de candidaturas segue até 28 de maio. Os cinco selecionados irão aos EUA no período de 13 de setembro a 1 de outurbro deste ano. Entre os requisitos para concorrer a uma das vagas estão o conhecimento de inglês e, no mínimo, quatro anos de experiência como jornalista. Os aprovados desenvolverão um trabalho para publicação no meio onde atuam, na língua materna.
Leia a notícia completa no site do IJNet.
Saiba mais aqui.

(Reges Schwaab)

13 de abril de 2010

Previsões para as revistas

O ano já andou um pouco. Mesmo assim, ainda podemos recordar as previsões para 2010 na área de revistas. O material é publicado todos os anos pela revista Folio, reunindo opiniões de profissionais de publishers, editores, executivos e blogueiros. Sobrevivência, tecnologia, mercado, são as temáticas que aparecem em “115 Magazine and Media Predictions for 2010” (em inglês). 
(via Ricardo Lombardi, no blog Desculpe a Poeria)

(Reges Schwaab)

7 de abril de 2010

O potencial do capital social na comunicação pública


Entrevista com Heloiza Matos, do Programa de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero, abordando Capital Social e Comunicação. A entrevista foi realizada por Josemari Quevedo (com apoio de Adriana Rigo), quando da passagem da professora em uma disciplina do PPGCOM/UFRGS. Disponibilizada originalmente no site do PPGCOM, a entrevista foi publicada no Observatório de Imprensa


Alguns trechos:
"Na atualidade, uma esfera pública ativa inclui os ambientes virtuais. Por outro lado, em nossa sociedade fica difícil falar de comunicação sem falar de mídias. Ou seja, o problema não está tanto em que o contato seja direto ou mediado, ou que se dê num ambiente real ou virtual. O ponto parece ser o da interação: primeiro, na democratização da comunicação dialógica; segundo, nos protocolos que regulam os fluxos e as trocas dialogais; terceiro, quanto ao resultado final ou parcial do diálogo; quarto, acerca das ações colocadas em marcha em função do que se concluiu; quinto, com respeito às consequências das ações e à responsabilidade acerca delas. Ambientes virtuais, como a internet, são uma poderosa ferramenta tanto para o capital social quanto para a comunicação pública; é adequada para criar redes de relacionamento, para mobilizar e engajar. Contudo, os diálogos são fragmentários, as regras de debate são insuficientes, os resultados quando existem são incertos, as ações são pontuais e sem continuidade, a responsabilidade para o bem ou para o mal é difusa, e as consequências... estão abertas a outro debate."


"O capital social está presente quando os indivíduos se organizam (em associações, por exemplo) para debater questões de interesse público. O debate é estruturado cooperativamente em torno do bem-comum, com a finalidade de entender questões relacionadas com a saúde, a educação, a pobreza, enfim, colocar em marcha processos políticos e engajamento cívico. As interações e a reciprocidade nas redes sociais são elementos que podem garantir uma maior aproximação entre os atores sociais e as instituições que, reunidos em espaços públicos de debates, podem, partindo de interesses conflitantes, atingir objetivos comuns por meio de uma dinâmica conversacional (direta ou virtual)."