31 de maio de 2010

Debate: El (incierto) papel de la prensa

"Aunque nadie tiene respuestas firmes, los expertos afirman que cada una esas plataformas exigirá diferentes estilos de redacción y formas de empaquetar los contenidos. En el quiosco electrónico los periodistas deberán desarrollar al menos cinco formatos: alertas, artículos, podcast, videorreportajes y noticias en redes sociales. A pesar del auge de las redes sociales, los blogs, el llamado periodismo ciudadano y el aluvión de sitios que se autodeclaran "informativos", parece difícil que vayan a desplazar a los diarios online. A no ser que se piense que el periodismo es una afición y no un oficio."
Rosário G. Gómez levanta situações e possibilidades da imprensa escrita diante do atual cenário tecnológico e de alargamento do uso das redes sociais. O texto foi publicado no El País.

(via Blog do GJOL)

(Reges Schwaab)

10 de maio de 2010

Algumas chamadas de trabalhos

ULEPICC-Brasil
Envio de resumos até 31 de maio de 2010. O III Encontro Nacional da ULEPICC-Brasil será de 20 a 22 de outubro, em São Cristóvão (SE), na Universidade Federal de Sergipe (UFS). O tema da edição é “A formação da Economia Política da Comunicação e da Cultura no Brasil e na América Latina: conquistas e desafios”. Detalhes aqui.
     
Alaic 
A Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación recebe artigos para avaliação até 30 de junho. As propostas aprovadas para os GTs do Congresso serão apresentadas em Bogotá, Colômbia, de 22 a 24 de setembro. A Pontificia Universidad Javeriana sedia a edição deste ano. Normas de submissão neste link.

     

Mídia Cidadã
A VI Conferência Brasileira e a I Conferência Sul-americana de Mídia Cidadã são promovidas pela Cátedra UNESCO de Comunicação para o Desenvolvimento Regional (Universidade Metodista de São Paulo - Umesp). Eventos de 5 a 7 de agosto, em Pato Branco, Paraná. As inscrições, com submissão de  textos, serão recebidas até 1º de julho. As Conferências terão como temática central “Educação e cultura pela perspectiva da mídia: (des) construindo a cidadania”. Saiba mais.

     
SBPJor
O VIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo está marcado para o período de 8 a 10 de novembro, na Universidade Federal do Maranhão (MA). “Desafios da pesquisa em jornalismo: Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade” é o tema central deste ano. Os trabalhos (comunicações livres e comunicações coordenadas) serão recebidos de 1º de junho a 15 de julho de 2010, na página  da SBPJor.  Veja o edital completo. Não é necessário pagar inscrição para submeter os trabalhos.
     
Intercom
A edição deste ano do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação tem inscrição de trabalhos até 17 de julho. Para submeter um texto é necessário ter pago a taxa de inscrição até o dia 15 de julho. O Intercom 2010 será de 2 a 6 de setembro, na UCS, em Caxias do Sul, RS. Outras informações.

(Reges Schwaab)

9 de maio de 2010

I Seminário Nacional de Ensino do Jornalismo na UFSC

A UFSC sedia, nos dias 26 e 27 de agosto de 2010, o I Seminário Nacional de Ensino do Jornalismo. Promoção da Rede PROCAD/CAPES “O Ensino de Jornalismo na Era da Convergência Tecnológica – Matrizes curriculares, planos de ensino e demandas profissionais”, formada por professores da UFBA, UFSB, USP e TUIUTI.

Serão aceitos trabalhos de pesquisadores que investigam ensino de jornalismo e novas tecnologias, ensino de jornalismo em tempos de convergência, projetos pedagógicos, metodologias de ensino, formatação de currículos, entre outros.

As propostas devem ser enviadas para seleção até 30 de junho de 2010, com resultados anunciados até 15 de julho. Mais informações na página do PROCAD.

(Reges Schwaab)

Jornalistas: bolsas de estudos e estágio na Espanha

Programa Balboa abriu edital para bolsas de estudos e estágio em veículo de comunicação na Espanha. A convocação pode ser acessada aqui. Neste link está disponível o formulário de candidatura. 
O programa é destinado a jornalistas iberoamericanos, com menos de 32 anos e que trabalhem na região. Serão concedidas 20 bolsas cobrindo passagem, hospedagem, seguro-saúde e manutenção. Os selecionados terão aulas de história, cultura, economia e comunicação na Espanha e na União Européia.

(Reges Schwaab)