8 de junho de 2008

Crescimento na circulação jornais

O relatório World Press Trends de 2007, divulgado pela Associação Mundial de Jornais, mostra que a circulação de jornais brasileira foi a que mais cresceu na América do Sul. A pesquisa, com dados de 232 países, mostra também a América do Sul como a região com maior crescimento na circulação de periódicos.
O crescimento no Brasil foi de 11,8 %, mais de três vezes superior ao crescimento mundial. O país teve o 12º maior crescimento de circulação, à frente de países como China, Japão e Índia, onde circulam 74 dos 100 diários mais vendidos no mundo.
.
GRATUÍTOS - Segundo a Associação Mundial de Jornais, os periódicos gratuítos cresceram 173% nos últimos cinco anos. Em 2007, o crescimento foi de 20%. Atualmente, os jornais gratuitos representam 23% das circulações na Europa, 8% nos Estados Unidos e 2% na Ásia. Os maiores jornais gratuitos são Leggo, na Itália; Metro, no Reino Unido e Canadá; 20 minutos, Que! e ADN, na Espanha.
.
ONLINE - O levantamento mostra que, em todo o mundo, há 1,7 bilhão de leitores de jornais, 26% da população. Mais de 532 milhões de pessoas compram um jornal diariamente. Em relação aos jornais online, a pesquisa aponta um crescimento de 13,77% em 2007, acumulando 50,77% nos últimos cinco anos. A Associação Mundial de Jornais afirma que, nos EUA, 81% dos leitores de jornais pela Internet também lêem jornal impresso pelo menos uma vez por semana.
.
(Reges Schwaab)

Nenhum comentário: