27 de fevereiro de 2008

Conhecimento do Jornalismo


Abrem no dia 1º de março as inscrições para o I Seminário Nacional sobre o Conhecimento do Jornalismo e II Seminário do Programa Nacional de Estímulo à Qualidade do Ensino de Jornalismo e do Estágio Acadêmico. Os eventos são uma promoção da FENAJ, FNPJ e SBPJor e vão ser desenvolvidos de 27 a 30 de março, em Florianópolis/SC.

No primeiro Seminário, a idéia é reunir vários segmentos do campo do Jornalismo para debater temas atuais da área. No segundo, entre os assuntos, está a discussão da normatização nacional do estágio acadêmico em Jornalismo, em vigor desde agosto de 2006, bem como do Programa Nacional de Estímulo à Qualidade do Ensino de Jornalismo, que chegou ao 10 anos da sua primeira formulação.

As inscrições serão aceitas aqui e aqui.
.
(Reges Schwaab)
.

25 de fevereiro de 2008

BBC Debate


Chamado de BBC Debate, o evento alusivo aos 70 anos de existência da BBC Brasil discutirá temas como o papel do Brasil na América do Sul, a objetividade na imprensa e o futuro do jornalismo. São dois dias de programação: 12 e 13 de março de 2008, no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo, onde também fica a redação da BBC Brasil (Rua Ferreira de Araújo, 741- Pinheiros).
As incrições são gratuitas e as vagas limitas. Alguns dos temas:
- Jornalismo no Século 21: Objetividade x Subjetividade
- Liberdade de expressão: Limites do Jornalismo no Século 21
- O Novo Jornalismo: Convergência e Interatividade
.
(Reges Schwaab)
.

24 de fevereiro de 2008

Sala de bate-papo está de volta...



O podcast "Sala de Bate-Papo", uma produção do LIMC/UFRGS (Laboratório de Interação Mediada por Computador / UFRGS), está de volta. Sem atualizações desde o final de 2005, o programa, com coordenação de Alex Primo, volta a suas atividades com uma discussão sobre as conversações na blogosfera. Além disso, e seguindo a proposta original, este episódio (Número 9) relembra alguns arquivos históricos do rádio no Brasil: o lançamento da versão matutina da Voz do Brasil e os comerciais do Melhoral e do Astringosol.



O podcast pode ser assinado através deste feed. E as discussões do áudio prometem continuar no blog do Alex Primo.







(Laura Storch)

Steven Johnson no Roda Viva


Steven Johnson é um dos mais influentes pensadores do ciberespaço. Polêmico, defende o acesso irrestrito dos jovens aos jogos de computador e aos sites de relacionamento e diz que a televisão, a internet e até mesmo os vídeo-games possuem virtudes intelectuais e cognitivas diferentes, mas não inferiores à da leitura.

Professor e crítico cultural, o norte-americano Steven Johnson já escreveu cinco livros e foi responsável pela premiada Feed Magazine, revista cultural on-line sobre o comportamento eletrônico.

Graduado em semiótica pela Brown University e em literatura inglesa pela Columbia University, atualmente, o professor e crítico cultural Steven Johnson dedica-se à divulgação científica. Ele esteve em são paulo neste mês de fevereiro, onde participou do Campus Party, considerado o maior evento de entretenimento eletrônico em rede do mundo.


E será inquirido no Roda Viva desta segunda (25/02)!
A transmissão também pode ser vista online...


(Laura Storch)

19 de fevereiro de 2008

Ensino de Jornalismo


Foi lançado o volume 2 da Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo. Na edição, trabalhos sobre ensino de jornalismo, teorias do jornalismo e da comunicação, além de experiências da prática didática na formação do jornalista. A REBEJ é o periódico científico do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ).

Acesse os textos aqui.

(Reges Schwaab)