24 de outubro de 2007

A TV Pública Brasileira

Nesta sexta-feira (26/10) o Auditório Dante Barone da Assembléia Legislativa do RS sedia audiência pública da Comissão de Serviços Públicos, a partir das 09h30min. O assunto é a TV Pública Brasileira - modelos e desafios. Franklin Martins, Ministro da Secretaria de Comunicação Social será o painelista. Celso Schröeder (1ºVice-Presidente da FENAJ) e Afonso Motta (Vice-Presidente de Relações Governamentais/Mercado-AGERT) serão debatedores do evento cuja coordenação estará sob a responsabilidade da deputada estadual Stela Farias que preside a Comissão.

A criação de uma TV Pública no Brasil vem sendo discutida há meses, resta verificar qual o índice de participação da população nas opções feitas para o modelo a ser adotado. Há necessidade de debate mais amplo sobre a TV Pública brasileira — da mesma forma que a televisão digital— considerando-se que ambas entram em funcionamento a partir do dia 02 de dezembro.

A participação no evento é aberta aos cidadãos interessados no assunto e, espera-se que o debate possa fomentar a discussão produtiva acerca do assunto. Alguns modelos que podem ser apresentados são os das televisões públicas da Inglaterra (BBC) e da Espanha (Televisión Española), lembrando sempre que cada país tem suas peculiaridades o que impede que o mesmo modelo que funciona em outros países seja plenamente adotado no Brasil. Contudo, para as "boas" idéias há sempre a possibilidade de adaptação.

(Janaíne dos Santos)

Nenhum comentário: