14 de novembro de 2007

V SBPJor

Começa amanhã e vai até o dia 17, na Universidade Federal de Sergipe, em Aracaju, o V Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. É o maior congresso brasileiro específico da área, organizado pela SBPJor (Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo).

Alguns dados são interessantes. Em 2007, 87% dos trabalhos enviados têm autoria individual e 13% são escritos em co-autoria. Quando à titulação, 73,6% dos autores são doutores e mestres. Os Estados que mais enviaram trabalhos neste ano foram, na ordem: Rio Grande do Sul, São Paulo, Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro.

A V SBPJor traz dois nomes internacionais referenciais para a área: Maxwell McCombs, da Universidade do Texas (Austin), faz a conferência de abertura, e Miguel Alsina, da Universidade Pompeu Fabra (Barcelona), participa de mesa no dia 17. Alfredo Vizeu (UFPE), Alzira Alves Abreu (FGV), Antonio Hohlfeldt (PUCRS), Carlos Franciscato (UFS) e o presidente da SBPJor, Elias Machado (UFSC), também estão em mesas temáticas sobre metodologias de pesquisa. Confira a programação aqui.

Neste ano, a SBPJor recebeu 166 trabalhos e aprovou 114 (68%) para seu congresso, em comunicações individuais e coordenadas. Veja aqui a relação dos trabalhos que serão apresentados. O sistema de avaliação é o que congrega maior número de pareceristas entre as associações científicas. Em 2007, participaram da revisão 68 doutores associados à entidade.

A programação é intensa, destacando-se dois eventos: a entrega do Prêmio Adelmo Genro Filho e a eleição da nova diretoria da associação para o próximo biênio. Recebem o Prêmio os pesquisadores Christa Berger (Unisinos) na categoria Sênior, José Afonso da Silva Júnior (UFBA) na categoria doutorado, Carina Benedeti (UnB) na categoria mestrado e Elaine Manini (UFSC) na categoria iniciação científica. Carlos Franciscato deve ser eleito o próximo presidente da SBPJor.

(Marcia Benetti)

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. If is possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll, I thank. Good bye friend.