11 de novembro de 2009

E-book gratuito: Redefinindo os gêneros jornalísticos, Lia Seixas




"Redefinindo os gêneros jornalísticos: proposta de novos critérios de classificação", livro que tem origem na tese de doutorado de Lia Seixas (defendida na UFBA), foi publicado pelo Labcom. Clique aqui para ter acesso gratuito.

Sinopse: Aprender a fazer jornalismo é aprender a produzir gêneros jornalísticos. O conhecimento mais profundo dos elementos que constituem os tipos mais frequentes de composições discursivas da atividade jornalística pode implicar em maior conhecimento sobre a própria prática. Isso significa conhecimento sobre as competências empregadas para a realização da atividade, desde a produção à publicação do produto. Com as novas mídias, surgem novos formatos, se hibridizam, se embaralham os gêneros. A noção de gênero entra, mais uma vez, em cheque. Por isso mesmo passa a ser vista com mais atenção. Alguns gêneros podem acabar, outros podem aparecer. Alguns se transformam, outros se mantêm. Com as novas mídias, as práticas discursivas passam a experimentar e produzir novos formatos, que podem se instituir ou não em novos gêneros.

(Reges Schwaab)

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, td bem?

estava procurando uma coisa e achei vocês. Decidi fazer uma pausa pra ler o conteúdo. Gostei muito do blog e até mandei o link pra alguns amigos.
Grande abraço e sucesso.
Rosi Cheque - jornalista, SP, capital.